facebook

Home Office: 5 dicas para aproveitar ao máximo

Pronto! Você já está há pouco mais de 1 ano trabalhando em casa. Acreditou que seriam poucos meses, mas a empresa resolveu embarcar nessa “nova modalidade” de trabalho.
Inicialmente você percebeu que trabalhar em casa traria uma melhor qualidade de vida, aumentaria a produtividade e rapidamente se adequaria ao método de trabalho.

Em partes esses pontos se tornaram realidade, mas ainda assim algumas coisas não melhoraram a sua produtividade e em certos momentos você ainda se sente perdido e frustrado, ou seja, acreditando que poderia render mais.

Mas você pode ter certeza que isso afeta muitos profissionais dos mais diversos ramos de atividade. E foi pensando em como ajudar a nossa equipe lá da empresa e também para nos ajudar, já que eu, meu marido e meu filho mais velho trabalhamos remotamente, que pesquisei e testei algumas práticas que poderão ajudar você e melhorar o seu desempenho e extrair o máximo do trabalho home office. Passaremos um pouco de nossa experiência e daremos dicas objetivas para este fim. Meu nome é Daniele Truffi e este é o Podcast do Portal We Go, ouça para que você possa romper as suas próprias barreiras, vem com a gente vai ser mais leve! Garantimos!

Então pensaremos sempre em:


Ergonomia


Por incrível que pareça, muitos de nós não pensam na ergonomia para o home office como um cenário de bem estar físico. Isso porque, algumas pessoas ainda não tinham planejado passar tanto tempo em casa trabalhando. Outros sequer possuíam um espaço reservado em casa só para usar como escritório.
Se esse for o seu caso pense em adquirir ou melhorar os seguintes itens:
Cadeira confortável – Caso você não tenha como comprar uma, converse com alguém do RH da empresa ou o gerente do seu departamento e explique a situação. Muitas das vezes o mobiliário da empresa está disponível para te atender.


Suporte para os pés – Item essencial que evita a fadiga muscular, dores nas costas e mantém a boa circulação do sangue.


Suporte para notebook – A tela do computador deve estar sempre na altura dos seus olhos. Esse suporte facilita manter essa altura e também reduz o espaço que o notebook ocupa na mesa.


Suporte anatômico para mouse e teclado – São excelentes para evitar a tendinite.

No mercado livre é possível encontrar diversos kits ergonômicos por até R$ 250.

Rotina de Trabalho


Procure criar uma rotina com horários certos para cada atividade. E para isso faça uma lista de atividades do dia e até da semana, se possível.

Organização do espaço

Deixe a sua mesa de trabalho e o ambiente onde está mais limpo possível e livre de distrações, como TV, livros e outros objetos, que você não teria em um escritório. Deixe à mão papel para anotar, canetas e tudo que precisa para o dia a dia de trabalho.

Aplicativos Essenciais


Procure sempre usar os aplicativos que são mais comuns, assim você pode compartilhar a experiência com outros membros de uma equipe ou clientes. Existe uma infinidade de app e suas devidas aplicações no dia a dia, mas vc pode começar com: Trello, Google Meeting, Skype, Slack, Telegram, Google Drive, MEGA, etc…


Horário x Produtividade


Se você conseguir criar uma rotina de trabalho que tenha as mesmas horas de um dia de trabalho presencial em uma empresa “à moda antiga”, com certeza o seu dia será muito mais produtivo. Evite toda e qualquer distração, mas faça pausas para um café, almoço e lanche.


Não lave roupas, por exemplo, durante o expediente. Você vai prolongar o expediente sem necessidade. O que fará com o que o seu cérebro ache que você esteve trabalhando até mais tarde. O que não foi bem verdade não é? Muito cuidado com as distrações.

compartilhe essa ideia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

escute o We Go

We Go Rompendo Barreiras é um projeto de experiências compartilhadas a partir da vivência de uma família nômade, que vendeu tudo e saiu viajando pelo Brasil.

A jornada seguiu inicialmente sem muito planejamento. E foi com a cara e a coragem que resolveram viajar trabalhando em lugares diferentes. Passam a maior parte do tempo trabalhando, estudando e se desenvolvendo intelectualmente.