facebook

Nove Dicas para Viajar com Gatos

Não sei se você leu o nosso post Bahia We Go, quando chegamos na Bahia. Se não leu, clique aqui e confira. Já durante a nossa primeira estadia da jornada tivemos um probleminha com uma das nossas gatas, a Brisa.

Pois bem, viajamos com duas gatas como você leu no post, uma delas se feriu. A partir desse dia, mudei a minha estratégia para viajar com as gatas e pesquisei muito na internet atrás de dicas para viajar com essas fofurinhas.

Fiz um compilado de nove dicas muito bem pinceladas. E são nove dicas, já que a lenda egípcia diz que os gatos têm nove vidas, certo?

Então vamos as nove dicas para viajar com gatos

Dica nº 01: Viaje SEMPRE com o gatinho dentro da caixinha de transporte

Pode parecer meio óbvio isso que escrevi, mas muitas vezes achamos que conhecemos os nossos pets muito bem. Isso até o primeiro evento.

Por mais manso que seja o nosso amiguinho peludo, os gatos assim como qualquer outro animal carrega os seus instintos selvagens no DNA. O que pode não parecer perigo para nós, talvez não seja para o gatinho. Ele pode se assustar com qualquer coisa e correr desesperadamente dentro do carro, por exemplo. E acabar atrapalhando o motorista, ou ferindo algum passageiro. Se o carro colidir, o airbag pode ferir e muito o pet, até levando-o à morte.

Dica nº 02: Deixe o gato sentir que o carro é dele

Ainda que o gatinho viaje dentro da caixinha de transporte, sabemos muito bem, que são animais territoriais e bem possessivos. Antes de vocês viajarem com o carro, deixe o pet dentro do veículo para ele espalhar o cheirinho dele e se esfregar pelos bancos do veículo. Assim ele poderá espalhar o seu cheiro e reivindicar o carro como território pessoal.

Dica nº 03: Coloque os brinquedos favoritos no carro

Se o seu gato tem brinquedos favoritos, caminha, almofadas e paninhos com os quais gosta de brincar, deixe todos esses pertences felinos dentro do carro. Pode guardar no porta mala. Assim o cheiro já estará dentro do carro. E o pet se sentirá mais confortável.

Nove Dicas para Viajar com Gatos

Dica nº 04: Refeições no carro

Se você tem hora certa para alimentar os seus pets, faça isso dentro do carro pelo menos algumas vezes na semana. Só para acostumar mesmo. Use como moeda de troca os alimentos favoritos deles: sachê de ração úmida, biscoitos, pastinha, etc…

Dica nº 05: Ligue e desligue o carro

 Uma ótima forma do pet se acostumar com o barulho do motor e com o ambiente fechado do carro é você colocar a caixinha de transporte dentro do carro aberta e com ele dentro. Coloque também algum item que ele goste. Ligue o carro por alguns minutos para que o gatinho se acostume com os barulhos do motor. Realize esse procedimento pelo menos três vezes ao dia.

Dica nº 06: Movimente um pouco o carro

Agora que você já percebeu que o gatinho está acostumado ao barulho do carro, movimente o veículo. Dê ré até o final da garagem e pare. Depois volte. Repita esse processo pelo menos uma três vezes ao dia.

Dica nº 07: Aumentando o passeio

Então vocês dois, ou três, ou quatro, já experimentaram ir para frente ou para trás com o carro? Certo! Agora é a hora de um passeio pelo quarteirão, o que acham? Realize esses passeios com calma, observe a reação do gatinho. Brinque com ele e converse bastante.

Dica nº 08: Chegou no destino?

Pronto! Você e os seus gatos já se ambientaram com o carro, você fez todos os testes e dicas para deixar o felino o mais confortável possível com a experiência, mas agora vem outro ponto importante: O destino da viagem.

Se você alugou uma casa pelo Booking ou AirBnB, então você precisa ambientar os gatos neste local também. Para isso, faça os mesmos procedimentos de ambientação que utilizou no carro. Tranque os gatos em um cômodo da casa, e deixe lá a caixinha de areia, os brinquedos favoritos, os petiscos deles, a ração, e algumas roupas suas. 

Isso mesmo! Já percebeu que o seu animalzinho adora dormir em cima de uma camisa que você deixa na cama, ou em algum outro lugar? É porque o seu cheiro está nessa peça de roupa e eles se sentem mais seguros e confortáveis assim. 

Dica nº 09: Checklist

Como última dica: faça um checklist de procedimentos para a sua viagem com gatinhos.
Vamos pensar nos seguintes itens:

  • Alimentos e Guloseimas: comida enlatada, não se esqueça do abridor de lata!
  • Todos os medicamentos: vitaminas e suplementos;
  • Água potável: Se o estômago do seu animal se irrita facilmente, leve água potável de casa.
  • Potinhos: Tigelas de comida e água;
  • A cama do seu animal de estimação e alguns brinquedos;
  • Etiqueta de identificação atual: Inclua o número do seu celular ou outro número de telefone onde você possa ser encontrado enquanto estiver fora;
  • Guia: muitos lugares exigem que seu animal de estimação esteja guia para passeio. Utilize guias com no máximo um metro e oitenta;
  • Sacos de lixo;
  • Caixa de areia e areia para gatos;
  • Um rolo de toalhas de papel para patas enlameadas e outras bagunças;
  • Uma toalha velha em caso de chuva ou depois de nadar;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Prova de vacinação;
  • Registros médicos: digitalize os documentos e guarde-os em um pendrive. E você os terá caso seu animal de estimação fique doente ou se machuque;
  • Foto do seu animal de estimação – Isso você deve ter aos montes! caso você se separe, tenha uma foto atual em mãos para que possa criar pôsteres rapidamente.

Lembre-se:

  • Não deixe o gato no carro em dias quentes;
  • Respeite os limites do seu gato;
  • Mantenha o gatinho alimentado e bem hidratado.

Fontes:

https://www.gopetfriendly.com/blog/tips-and-tricks-for-road-tripping-with-your-cats/

https://www.thesprucepets.com/help-cats-enjoy-car-travel-553891

 

Crédito das Fotos:

Paweł Jankowski / Pexels
Vlad Bagacian / Pexels